quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O que é Avaliação 360°

Você estaria pronto para ser avaliado?

A avaliação 360º é um processo em que cada funcionário é avaliado não só por seus colegas e superiores, mas também por seus subordinados, fornecedores, clientes, enfim, pelas diversas fontes que se relacionam com a empresa.
Você vai entender nesta matéria que, nela, a pessoa tem uma visão de si mesma por todos os “ângulos
de visão”. Por isso o nome é 360º.

A avaliação tem impacto na empresa toda.
Um funcionário foi solicitado a auxiliar na elaboração de uma avaliação de desempenho dos recepcionistas da empresa em que trabalha. “Cordialidade” seria, com certeza, um critério relevante a ser medido para essa função. Então, o que poderia deduzir se todos os recepcionistas recebessem notas baixas exatamente nesse critério?
Por ter impacto em toda a empresa, a avaliação deve estar de acordo com as estratégias da organização.
Por exemplo, se a empresa deseja passar ao mercado uma imagem de excelência no atendimento aos clientes, a avaliação pode ajudar nisso. Veja e entenda:


A imagem da empresa precisa estar visível na atitude de cada funcionário, e a avaliação
pode verificar isso consultando o público que lida com as pessoas da organização.

Quem avalia quem?
Nas empresas mais tradicionais, a avaliação se limita ao modelo “chefe avalia subordinado”.
Este ainda é o modelo mais comum, mas não é o único. Algumas empresas já perceberam que não podem restringir a avaliação somente ao chefe, pois as demais pessoas que se relacionam com o funcionário também têm informações que podem contribuir.
Baseado nesse pensamento, existe o processo de “avaliação 360º”. Trata-se de
uma avaliação global, na qual o avaliado recebe pareceres de seu chefe, de seus subordinados,
de seus pares e também faz a avaliação de si mesmo, uma autoavaliação.
Veja:


Todo mundo sabe para que é avaliado?
Uma organização não deve avaliar as pessoas simplesmente para classificá-las ou sem estabelecer um plano de ação que garanta os encaminhamentos necessários.

A avaliação É:
• Uma oportunidade para que cada pessoa, e a organização como um todo, olhe para si mesma e faça um diagnóstico honesto e transparente de sua atuação.
• Uma ocasião para corrigir falhas e provocar melhorias.
• Uma oportunidade de crescimento para todos.

A avaliação NÃO É:
• Um pretexto para punir as pessoas.
• Uma forma de beneficiar uns e prejudicar outros.
• Uma razão para temor, nervosismo, tensão ou angústia na organização.

Quando a avaliação propõe desafios realistas, ou seja, possíveis de serem atingidos, ela estimula o avaliado a tentar realizar o que a empresa espera dele. A avaliação que impõe desafios inatingíveis
pode desmotivar o colaborador, pela certeza de que ele não alcançará o resultado.

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