segunda-feira, 6 de maio de 2013

8 conselhos para realizar um processo seletivo


Dicas do site (Pegn) da Glogo abre ideias para o Administrador de RH

Em uma matéria ótima do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios dão conselhos aos chefes de primeira viagem no assunto que deixam muitos preocupados, a seleção de candidatos.
Principalmente se você for responsável por contratar o PRIMEIRO FUNCIONÁRIO.
Contratar o primeiro funcionário pode ser mais difícil do que parece. Além de divulgar as vagas e avaliar candidatos, o processo seletivo inicial deve priorizar aspectos como retorno de investimento e identificação direta com o perfil do empreendedor. A seguir, especialistas e fundadores de startups dividem conselhos sobre como escolher – e administrar – o colaborador número um da folha de pagamento. Veja abaixo os conselhos para um bom início.

Conselho de Fabiana Nakazone, diretora do grupo DMRH
01- Contrate com estratégia
Antes de lançar o primeiro processo seletivo, trace as metas de crescimento da empresa. A partir dessa estratégia, defina quais são as vagas que devem ser abertas. Isso ajuda a estabelecer quais são os resultados que se espera do novo funcionário.
02- Analise o retorno 
É importante que as contratações iniciais tenham um impacto direto na receita da empresa. Desse modo, é importante priorizar áreas como departamentos comerciais e prestação de serviços.

Conselho de Homero Reis, fundador da Homero Reis Consultores
03- Espere o momento certo 
A hora ideal para aumentar a equipe é quando os sócios não conseguem mais dar conta do fluxo de trabalho. Contratar funcionários para funções operacionais pode liberar o empreendedor para questões mais estratégicas.
04- Crie manuais de operações 
É bastante comum que funcionários de empresas iniciantes ocupem vários cargos ao mesmo tempo. Para manter a organização da equipe e evitar desencontros, as atribuições de cada colaborador devem ser discriminadas em um manual de operações internos.

Conselho de Eduardo Rodrigues, sócio da Fisgo, marketplace de imóveis e automóveis 
05- Procure talentos complementares 
Estude os seus pontos fortes e suas lacunas de conhecimento. Se o marketing não é a especialidade dos sócios, por exemplo, procure profissionais capacitados para suprir essa deficiência.
06- Avalie o perfil do candidato 
Para trabalhar em uma startup, o candidato precisa estar disposto a se adaptar a uma cultura de mudanças constantes e horários irregulares. Essa postura flexível é tão importante quanto o histórico profissional do entrevistado.

Conselho de Thiago Brandão, sócio da Cuponeria, agregador de cupons promocionais 
07- Faça um teste prático 
Peça ao candidato para trabalhar durante um dia na empresa. Isso ajuda a entender que o ritmo de um novo negócio é diferente do encontrado em empresas tradicionais.
08- Aposte nos estagiários 
O primeiro funcionário da Cuponeria foi um estagiário efetivado. O período de experiência ajuda a avaliar o nível de envolvimento do profissional com o negócio.

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