quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Organização do trabalho, assista as aulas


Entender o conseito de "Organização do Trabalho" é fundamental

O conceito de "Organização do Trabalho" deve ser compreendido por empregados e empregadores, esse conceito é bastante amplo e carece de uma definição precisa - trata de como o trabalho é organizado e gerenciado desde o projeto do trabalho em si, até aspectos da estratégia empresarial sempre buscando eliminar elementos improdutivos e garantindo a segurança do trabalhador.
A complexidade da organização do trabalho advém principalmente da amplitude dos aspectos e da quantidade de atores envolvidos, além da diversidade de funções que estes exercem.
A economia pós-industrial apresenta características bem peculiares: seu principal insumo, o conhecimento, é intangível e tem sua origem na mente dos trabalhadores. Ao contrário dos ativos materiais, que diminuem à medida que são usados, os ativos do conhecimento tendem a aumentar com o uso, embora parte dele tenha de eventualmente ser descartada. Idéias geram novas idéias e o conhecimento compartilhado permanece com o doador ao mesmo tempo que enriquece o recebedor. Assistimos também à "Morte da Distância", com o conseqüente "encolhimento" do tempo - os conceitos antigos estão sendo necessariamente substituídos.
Essas transformações afetam todo o sistema produtivo, uma vez que modificam as bases da eficiência da produção, dos modelos de gestão, das exigências quanto à mão-de-obra, da competição, bem como a própria estratégia das organizações.
O texto acima foi baseado no texto "Organização do trabalho" do site Administradores

Abaixo temos a sequência das 5 de 5 aulas do Telecurso 2000 direcionada a Organização do Trabalho, bons estudos.

AULA 01 - Organizando o trabalho:
AULA 02 - Simplificando o trabalho:
AULA 03 - Leiaute ou arranjo físico:
AULA 04 - Just in time:
AULA 05 - Relação entre setores:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas